Na noite de quinta-feira (04/07), durante uma operação de rotina na Rodovia Estadual PR-323, em Iporã, a Polícia Militar apreendeu 200 kg de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai e prendeu um homem de 29 anos.
A equipe policial deu ordem de parada ao condutor de um veículo GM/Montana, que ignorou a ordem e empreendeu fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, o suspeito colocou em risco a vida de outros motoristas ao realizar manobras perigosas, incluindo trafegar no acostamento na contramão de direção.
Nas proximidades do km 342, o veículo fugitivo começou a incendiar, momento em que o condutor abandonou o carro e fugiu a pé para uma área de mata. Ele foi capturado pela equipe policial pouco tempo depois.
Ao retornar ao veículo, os policiais constataram que a parte dianteira já estava completamente em chamas. No interior da caminhonete, foram encontrados um rádio HT GP-78 e diversos pacotes de agrotóxicos.
O condutor, identificado como A.Z.M., confessou que transportava os produtos ilegais do Paraguai para Umuarama, onde receberia R$ 800,00 pelo transporte.
Devido ao risco de explosão, a equipe policial isolou a área e acionou a Defesa Civil para conter o incêndio. Após as chamas serem extintas, o veículo foi identificado por uma das placas.
O detido foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Iporã, onde responderá pelos crimes de contrabando e descaminho.